segunda-feira, 11 de maio de 2009

PADRE DAMIÃO DE VEUSTER, apóstolo dos leprosos, a caminho dos altares !


O P.e Damião de Veuster, missionário belga que, por 12 anos, foi apóstolo dos leprosos na ilha de Molokai, no arquipélago do Havai, vai ser canonizado no próximo dia 11 de Outubro.
José Damião de Veuster nasceu na Bélgica em 1840. Entrou na Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria e em 1864 chega a Honolulu, no Havai, sua nova terra de missão.
Ofereceu-se para ir trabalhar na ilha de Molokai, para onde eram desterrados os leprosos. Ali viviam seiscentos leprosos.
O seu primeiro trabalho foi construir uma igreja e estabelecer uma paróquia. Na sua difícil missão, o P.e Damião cuidava das almas, lavava as chagas, distribuía remédios, encorajava os doentes a não perderem a sua dignidade humana. Com a sua dedicação, conseguiu estabelecer laços de convivência social entre os doentes, que lutavam para sobreviver.
Em 1885, o P.e Damião descobriu que tinha lepra. Faleceu no dia 15 de Abril de 1889. Mil doentes de lepra enterraram-no junto de uma árvore. Em 1936, o seu corpo foi transladado para Lovaina, na Bélgica. João Paulo II beatificou-o em 1994.


Fonte: Revista Além-Mar (Missionários Combonianos)

Sem comentários: