Depois de ontem dia 14, nos termos reunido com a Senhora Directora Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social do distrito de Nampula/Rapale, D. Rosália Mafalda Francisco, hoje dia 15 de Agosto, em que a Igreja nos convida a celebrar a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, pelas 8h da manhã tivemos uma reunião com a Drª Fátima Ibo (médica chefe provincial) na Direcção Provincial de Saúde de Nampula.
Pelas 9h da manhã, fomos ao encontro dos enfermos de lepra no Centro de Saúde de Rapale, cujo responsável é o enfermeiro Sr. Cássimo Martinho).
Ali naquela cabana, há doentes de lepra que já nos esperam há algum tempo, depois de se terem deslocado diversos quilómetros a pé, durante várias horas (alguns deles caminharam mais de 3 horas a pé...!!!).
Algumas mamas carregavam os seus filhos... às suas costas...
Apresentamo-nos com a ajuda do voluntário que enverga a camisola "lepra tem cura", que ia traduzindo para macua as nossas palavras proferidas em português.
Ao todo 16 doentes presentes, 3 dos quais em tratamento de lepra multi bacilar e 3 voluntários que trabalham neste centro de saúde.
Para além do nosso carinho e palavras de esperança para todos, deixamos àqueles doentes 1 barra de sabão, 1 saquinho de sal, 1 saquinho de pomada para as úlceras, 2 pães e 3 latas de sardinha em lata.
Fizemos uma foto de família, nós visitantes, os voluntários, o enfermeiro responsável, a nossa voluntária Vanda e os mais importantes os doentes.
Ficaram depois para serem vistos pela Vanda, os doentes que apresentavam lesões que necessitavam de cuidados imediatos.
Foi um choque para os nossos olhos.
O coração "sangrou"...
Não consegui impedir que as lágrimas caíssem...
Demasiado cruel...
Face ao estado de gravidade em que se encontrava esta doente, com o pé neste estado, foi levada no nosso jipe até próximo da sua casa - uns quilómetros adiante do centro de saúde de Rapale...!!!??? - lugar da concentração.
Que bela forma de celebrar este dia da Assunção da Virgem Santa Maria.
A LEPRA É UMA DOENÇA MUITO CRUEL...
Sem comentários:
Enviar um comentário