sábado, 6 de setembro de 2008

CASA DO GAIATO (almoço final e despedida...)

Após as enriquecedoras visitas matinais à obra do Gaiato nas aldeias mais próximas e onde vi com os meus olhos o excelente trabalho daquelas comunidades orientadas para o sentido comunitário da vida, foi a hora de regressar à casa do Gaiato onde almocei na companhia do P. José Maria, do P. Baptista, do Sr. João Ferreira (Presidente da Direcção da APARF) e se a memória não me atraiçoa a D. Carmen e outros voluntários e voluntárias de nacionalidade espanhola e até um norte americano.

Nesse almoço e porque o P. Baptista estava de saída para Portugal, os rapazes quiseram demonstrar-lhe a sua gratidão e cantaram e fizeram festa para ele. Lindos momentos que o P. Baptista viveu estou certo e nós também.
Num gesto de imensa ternura podemos ver na foto abaixo o P. José Maria limpando, com o seu próprio lenço o nariz de um petiz...
Que afecto e que exemplo para todos.
Eu reparei e fiquei tocado por estes rapazes terem como "Pai" este bom sacerdote.








O P. Baptista no aeroporto do Maputo acompanhado de dois miúdos que fizeram muita questão de se despedir do seu AMIGO. Uma beleza esta imagem.
O P. Baptista tinha estado na casa do Gaiato durante algum tempo (não me recordo ao certo quanto) e grangeou a simpatia e o respeito de todos os rapazes.
O P. Baptista disse-me que já tinha tido também um experiência em Timor Leste, num centro social.
Antes de tomar o avião rumo a Portugal, ainda conversamos e bebemos alguma coisa fresca na varanda do aeroporto.


Obrigado ao P. Baptista pelo seu testemunho.

A CASA DO GAIATO DO MAPUTO É UMA VERDADEIRA FAMÍLIA QUE TEM POR PAI UM SACERDOTE BONDOSO E AMIGO - P. José Maria (que exemplo...)


E assim eu e o meu Amigo e companheiro de aventura em Moçambique - Sr. João Ferreira, voltamos à casa dos Missionários Combonianos no Maputo.

No dia seguinte iríamos ao encontro de Nampula num voo interno das LAM, ao encontro da nossa amiga e voluntária da APARF a Vanda.

Sem comentários: